Voto de reconhecimento aos Bombeiros Voluntários e às populações A bancada do PSD apresentou, na sessão da AMO de 30 de setembro, um voto de reconhecimento, subscrito por toda a Assembleia Municipal, destinado a enaltecer o trabalho dos bombeiros voluntários e populações, que se viram confrontados com o flagelo dos incêndios florestais.

Transcrevemos o voto de reconhecimento:

"Ourém no verão de 2022

Os meses de julho e agosto são por natureza meses de férias, descanso, de festas e romarias um pouco por todo o concelho. Este ano para muitos foram “pintados a negro” e carregados de sentimentos de revolta e de impotência. E falamos especialmente das populações da União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fário e Formigais, da União de Freguesias de Matas e Cercal, da União de Freguesias de Gondemaria e Olival, da União de freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos, da Freguesia de Urqueira, da Freguesia de Espite, da Freguesia de Caxarias e da freguesia de Seiça.

Negros porque fomos afetados pelos terríveis e indomáveis incêndios que consumiram mais de cinco mil hectares, especialmente no norte do concelho. Recordamos que destruíram duas casas de primeira habitação e provocaram danos em muitas outras, destruíram um aviário, uma oficina de automóveis, várias casas devolutas, anexos, maquinaria diversa, quintais e também dizimaram muitos animais.

Meus senhores e minhas senhoras, podemos afirmar que foram meses horribilis

Em termos de prejuízos, estes ascendem a mais de 12 milhões de euros. Reconhecemos o esforço que está a ser realizado pelo governo central para poder, de alguma forma, minimizar o impacto desta tragédia, explanados na resolução do conselho de ministros n.º 83/2022, de 27 de setembro, mas mais do que palavras é necessária ação, para de forma rápida fazer chegar os apoios a quem dele efetivamente necessita.

Uma palavra especial para os nossos e as nossas bombeiras, sendo lugar comum reconhecer a sua bravura e dedicação, este ano temos de saber afirmar que foi diferente; diferente pela intensidade, pela duração, pela velocidade, pela dimensão, e acima de tudo pela proximidade. Sim proximidade, a proximidade de ter de lidar com o desespero de familiares, amigos e conhecidos, é uma situação traumática, que exige um altruísmo e uma abnegação, no mínimo louvável.

Essa demonstração de carinho e de admiração pelos soldados da paz ficou bem patente no cortejo de oferendas realizado no passado domingo aqui em Ourém, tendo sido provavelmente o melhor de sempre.

Mas não foram somente os soldados da paz que contribuíram para que a tragédia não tivesse contornos ainda maiores, por isso parece-nos de inteira justiça que esta assembleia aprove um voto de reconhecimento aos Bombeiros de Ourém, Caxarias, Fátima, assim como às secções de Espite e Freixianda, assim como às seguintes entidades e instituições, que durante e após a tragédia muito contribuíram, quer no dispositivo de combate quer no apoio logístico e falamos nomeadamente:

Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil

Guarda Nacional Republicana

A todas as Corporações de Bombeiros que atuaram no concelho de diversas localidades do  País

Exército Português

ICNF

Insignare

União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fário e Formigais

União de Freguesias de Matas e Cercal

Freguesia de Espite

Freguesia de Urqueira

União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos

União de Freguesias de Gondemaria e Olival

Freguesia de Caxarias

Freguesia de Seiça

Freguesia de Nossa Senhora da Piedade

Agrupamento de Escuteiros 682 Fátima; 977 Ourém; 1078 Caxarias; 1142 Olival; 1263 Ribeira do Fárrio; 1356 N.ª Sr.ª das Misericórdias; Grupo 275 Escoteiros de Rio de Couros

E-Redes

Serviço Municipal de Proteção Civil

Equipa da Divisão de Educação da Câmara de Ourém

Equipa da Ação Social da Câmara de Ourém

Finalmente, Propomos também um voto de reconhecimento às populações da União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fário e Formigais, da União de Freguesias de Matas e Cercal, da União de Freguesias de Gondemaria e Olival, da União de freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos, da Freguesia de Urqueira, da Freguesia de Espite, da Freguesia de Caxarias e da freguesia de Seiça, que de forma nobre e até heroica demonstraram o melhor que existe nos seres humanos de ajuda ao próximo.

Ourém, 30 de setembro de 2022.

Grupo Municipal do PSD de Ourém"