Voto de Pesar No ponto dedicado às intervenções de interesse local da sessão da AMO do passado dia 28 de abril, foi apresentado pelo presidente da Mesa, um voto de pesar pelo falecimento do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques.
O voto foi aprovado por unanimidade e cumprido um minuto de silêncio em sua homenagem.
Transcrevemos o voto de pesar
Foi com um sentimento de extrema consternação que tomámos conhecimento da inesperada partida do Senhor Presidente da Câmara de Viseu, António Almeida Henriques, no passado dia 04 de abril.
Advogado de profissão, António Almeida Henriques destacou-se no mundo empresarial, tendo sido agraciado, em janeiro de 2006, com a comenda da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial.
Militante do PSD desde os 14 anos, teve igualmente uma participação muito ativa em diversas instituições culturais, sociais e científicas da cidade e região de Viseu.
Foi deputado à Assembleia da República entre 2002 e 2013, tendo nessa circunstância sido meu colega de gabinete, quando exerci pela primeira vez as funções de deputado. Desse tempo, recordo com a amizade as suas qualidades visionárias e o seu contributo para o desenvolvimento das smart cities.
Pessoa de estatuto reconhecido e méritos destacados, particularmente no desempenho de cargos públicos e no serviço à causa pública, destacou-se também na qualidade de Secretário de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional no XIX Governo Constitucional, mas, sobretudo, enquanto Presidente da Câmara Municipal de Viseu, função que exercia desde 2013.
Neste momento de tristeza e dor, em que o concelho de Viseu fica significativamente mais pobre, a Mesa da Assembleia Municipal de Ourém apresenta um profundo Voto de Pesar e sentidas condolências à família enlutada, aos seus amigos e ao Município de Viseu.