Voto de Louvor ao professor Virgílio Mota A Assembleia Municipal de Ourém aprovou, por unanimidade, na reunião ordinária do passado dia 27 de fevereiro, um Voto de Louvor ao professor Virgílio Mota.
“Aposentou-se recentemente o professor Virgílio de Jesus Mota.
Natural de Vermoil, concelho de Pombal, atualmente reside na freguesia de Bidoeira de Cima, no concelho de Leiria.
É Licenciado em Filosofia, pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, com profissionalização em exercício; Pós-Graduado em Direção de Escolas, pela Universidade Católica Portuguesa e Mestre em Ciências da Educação, pelo Instituto de Educação da Universidade Clássica de Lisboa.
Exerceu a sua atividade profissional durante cerca de 43 anos, tendo desempenhado as funções de diretor de turma, coordenador de diretores de turma, coordenador do departamento curricular, adjunto da direção, presidente da direção e diretor pedagógico.
Em Ourém, mais concretamente no Colégio de S. Miguel, em Fátima, além da função docente, exerceu ao longo de quase duas décadas o cargo de diretor pedagógico.
Sempre orientado pelo lema “Viver para Servir”, ao professor Virgílio Mota são reconhecidas grandes capacidades profissionais, mas sobretudo uma grande entrega ao outro, “trabalhando sempre numa perspetiva personalista, em que ninguém fica para trás ou se sinta excluído das dinâmicas educativas”.
Esta visão humanista do ensino e da sociedade, não deixou indiferente a vida da comunidade educativa do Colégio de S. Miguel, que ao longo destes 20 anos foi “tocada” pelo lema de vida do professor Virgílio Mota.
Ao longo da sua extensa carreira exerceu inúmeros cargos de relevo na instituição, para além ter desempenhado as funções de Juiz Social no Tribunal de Família e Menores de Leiria e ser membro do Núcleo Executivo da CLASO, desde a sua constituição.
Pelo excelente trabalho desenvolvido, em prol da educação do concelho, com especial relevo em Fátima, propõe a Mesa e todos os Grupos Municipais da AMO, um Voto de Louvor ao Professor Virgílio Mota, agradecendo-lhe e desejando-lhe as maiores venturas para esta nova etapa da sua vida.”