Sessão de 25 de fevereiro - AMO aprova votos de pesar A Assembleia Municipal de Ourém aprovou, na sessão de 25 de fevereiro, votos de pesar por cinco personalidades do concelho recentemente falecidas.
O Presidente da AMO, João Moura, deixou várias palavras elogiosas para com os falecidos e lembrou o contributo que e deram ao concelho em diversas áreas. Foi ainda cumprido um minuto de silêncio em sua memória.

FERNANDO RODRIGUES MAJOR
Falecido a 5 de fevereiro, Fernando Rodrigues Major, será para sempre recordado pela forma como marcou o desenvolvimento do nosso Concelho, e pelo contributo que deu para a melhoria da qualidade de vida das largas dezenas de famílias a quem deu emprego.
Apaixonado pela sua freguesia de Espite, sempre pugnou pelas causas públicas e pelo bem-estar da comunidade.
Assumindo um papel ativo junto das entidades decisoras, representou as gentes de Espite na qualidade de vogal da Junta de Freguesia de Espite de 1985 a 2009 e Assembleia Municipal, na qualidade de membro eleito para quatro mandatos, de 1985 a 1997, e de 2009 a 2013.
Pela importância do seu contributo para o crescimento e a valorização do concelho, a Assembleia Municipal de Ourém propõe um Voto de Pesar pelo seu falecimento, associando-se à família enlutada, manifestando profundas condolências nesta hora de perda e dor.

JOSÉ COELHO HELENO
José Coelho Heleno faleceu a 31 de janeiro. Um dos hoteleiros mais antigos e respeitados da cidade de Fátima, acompanhou o desenvolvimento desta cidade.
A par da sua vida familiar e profissional, José Coelho Heleno não descurou o associativismo e altruísmo. Foi presidente, secretário e tesoureiro do Rotary Club de Fátima, tendo ele e os seus companheiros oferecido à cidade o Monumento ao Peregrino, situado na Rotunda Norte. Fez parte da direção do Centro Paroquial de Fátima e foi membro da Associação de Restaurantes e Hotéis do Centro e, por inerência, também fez parte da Comissão de Turismo de Leiria. Também fez parte do movimento “Pró¬ concelho de Fátima”. Foi membro da Assembleia Municipal de Ourém de janeiro de 1980 a junho de 1981.
Pela importância do seu contributo para a valorização da cidade de Fátima e do concelho de Ourém, a Assembleia Municipal de Ourém propõe um Voto de Pesar pelo seu falecimento, associando-se à família enlutada, manifestando profundas condolências nesta hora de perda e dor.

JOSÉ GASPAR PEREIRA
José Gaspar Pereira faleceu a 22 de janeiro de 2022, aos 92 anos.
Com uma longa vida ao serviço da comunidade, foi uma importante figura do concelho, tendo presidido ao executivo da então denominada Junta de Freguesia de Rio de Couros, cargo que ocupou entre 1 de janeiro de 1994 e 31 de dezembro de 1997.
Pela importância do seu legado e pelo contributo que emprestou ao desenvolvimento do nosso território, a Assembleia Municipal de Ourém propõe um Voto de Pesar pelo seu falecimento, prestando homenagem a tão ilustre munícipe e manifestando as mais sentidas condolências à sua família, perante a dor da sua perda.

ARMANDO PEREIRA FRANCISCO
Falecido a 26 de janeiro de 2022, Armando Pereira Francisco, conhecido na comunidade por Armando da Desarfate, destacou-se pelo seu contributo ao desenvolvimento económico, social, cultural e desportivo não só da freguesia de Fátima, mas também de toda a região. Além dos seus inúmeros gestos de solidariedade junto da comunidade e das instituições locais, a sua ação foi plena em valores sociais, estando perpetuada no forte contributo que deu à fundação e criação de instituições de relevo, como a Junta de Freguesia de Fátima, a Casa do Povo de Fátima, os Bombeiros Voluntários de Fátima, a Paróquia de Fátima e a Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém.
Armando Pereira Francisco assumiu também um papel preponderante para a comunidade, na criação de emprego, através da sua atividade profissional, contribuindo, deste modo, para o bem-estar social de centenas de famílias de toda a região.
Associando-se à dor da sua família, a Assembleia Municipal de Ourém propõe um Voto de Pesar pelo falecimento de Armando Pereira Francisco.

MANUEL TEIXEIRA GUERRA
Falecido a 10 de janeiro, Manuel Teixeira Guerra, destacou-se particularmente no desempenho de funções autárquicas, nomeadamente enquanto presidente da Junta de Freguesia de Alburitel, cargo que exerceu entre 2002 e 2005, e membro eleito à Assembleia Municipal de Ourém entre 2009 e 2011.
Não sendo oureense de nascimento, teve uma forte ligação a Ourém, através do seu valioso contributo para o desenvolvimento económico e social do nosso território.
Associando-se a este momento de tristeza e dor, a Assembleia Municipal de Ourém propõe um voto de pesar a Manuel Teixeira Guerra, manifestando as mais profundas condolências à família enlutada.