Jovens motivados a participarem em mais uma edição da AJO Terminou no dia 05 de dezembro, a ronda de visitas às escolas habilitadas a participar em mais uma edição da AJO - Assembleia Jovem de Ourém, que vai já na sua quinta edição.
Nove escolas dos 2º e 3º ciclos e do ensino secundário receberam o presidente da Assembleia Municipal de Ourém, João Moura, que explicou aos alunos o tema da edição deste ano: a Jornadas Mundial da Juventude e a presença de milhares de jovens no concelho de Ourém.
Para João Moura, presidente da Assembleia Municipal de Ourém, entidade promotora da AJO, a escolha do tema “foi fácil e óbvia. Este será o acontecimento do ano e uma oportunidade única para divulgarmos as nossas riquezas e sabermos acolher bem quem nos visita. A proposta deste ano é proporcionar aos jovens que nos visitam a melhor experiência possível. Queremos que se sintam bem no nosso território e que tenham vontade de voltar.”
No final da visita, João Moura mostrou-se visivelmente satisfeito, não só pelo número de alunos envolvidos, mas sobretudo pelo entusiasmo com que a iniciativa foi mais uma vez acolhida.
"A AJO tem sido um sucesso, já replicado por vários municípios do País e isso só é possível porque os nossos jovens se têm empenhado em apresentar, ano após ano, propostas com aplicação prática, dando uma verdadeira lição de cidadania aos mais adultos”.
Outra conquista da AJO tem sido a divulgação e valorização do papel da Assembleia Municipal, enquanto Casa da Democracia Local do concelho. "Hoje em dia, os alunos estão muito mais conscientes do papel da Assembleia Municipal e sabem como funciona, uma vez que o modelo de funcionamento é replicado na AJO".
Participam na AJO a EB2,3 de Freixianda; a EB2,3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão – Caxarias; a EB2,3 D. Afonso, IV Conde de Ourém; a Escola Básica e Secundária de Ourém; o Centro de Estudos de Fátima; o Colégio do Sagrado Coração de Maria; o Colégio de S. Miguel; a Escola de Hotelaria de Fátima e a Escola Profissional de Ourém.
#ETUVAISAGIR é o lema da AJO que, ano após ano, pretende motivar e desenvolver nos jovens competências para
o exercício de uma cidadania ativa e responsável, valorizando a sua participação informada. Pretende ainda aproximar os jovens dos eleitos locais, realçando a importância do seu contributo para a resolução de problemas de âmbito local, dando-lhes voz junto dos órgãos municipais.