Dia do Município de Ourém Decorreram no passado dia 20 de junho as cerimónias oficiais do Dia do Município de Ourém que contaram com a participação do presidente da AMO, João Moura e de vários membros da Assembleia Municipal de Ourém.
O ponto alto das Cerimónias Oficiais decorreu no Auditório Cultural dos Paços do Concelho, onde foram entregues as Distinções Honoríficas, anualmente concedidas a personalidades e/ou empresas que contribuem para o desenvolvimento do nosso concelho, elevando o nome de Ourém em Portugal e no Mundo.
Destaque para a atribuição da chave de honra da Cidade de Ourém ao Povo de Ourém.
Receberam esta distinção os representantes do Povo de Ourém, nomeadadamente o Presidente da AMO, João Moura e os Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho.
A Chave de Honra da Cidade de Ourém destina-se a distinguir personalidades, instituições ou organizações nacionais ou estrangeiras pelo seu estatuto institucional, ação meritória, dedicação à causa pública ou relacionamento prestigiante e construtivo com Ourém.
O galardão em forma de chave, simboliza, aqui, o acesso, a descoberta e a prosperidade. Com esta distinção, o Município de Ourém acolhe o homenageado na sua «Casa» e adota-o como Oureense.
A iconografia da chave inspira-se em dois referentes identitários de Ourém: O Castelo e o Paço dos Condes transmitem a fundação e história, o presente em expansão e o futuro do concelho; o Santuário de Fátima e demais espaços sagrados representam a espiritualidade, a dedicação e a hospitalidade dos Oureenses.