Decorreu no passado dia 24 de junho mais uma sessão da Assembleia Municipal de Ourém. Além dos trabalhos habituais neste tipo de sessões, esta contou com a especial participação dos alunos vencedores do projeto Assembleia Jovem de Ourém (AJO) e dos utentes das instituições que acolhem pessoas com deficiência intelectual e desenvolvimental, que apresentaram os seus trabalhos de expressão plástica alusivos ao património do concelho de Ourém, tema da edição de 2019 da AJO.

“Uma grande lição de cidadania para o concelho de Ourém”. Foi esta a expressão utilizada por João Moura, presidente da AMO – Assembleia Municipal de Ourém em jeito de balanço daquela que foi a primeira edição da Assembleia Jovem e Assembleia Jovem Inclusiva de Ourém.
Opinião partilhada por todas as forças políticas com assento na AMO que muito elogiaram o trabalho desenvolvido pelas escolas e a excelente articulação entre os estabelecimentos de ensino e a Mesa da AMO, entidade promotora deste projeto.
Apreciação também corroborada pelo presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, que sublinhou a pertinência de muitas destas propostas, garantindo que irão ser tidas em linha de conta no futuro. “Tive a oportunidade de assistir às duas sessões da AJO e verifiquei que existem trabalhos muito interessantes. É assim que se fomenta a cidadania junto dos mais novos, pelo bem da nossa terra e do nosso concelho”, referiu o autarca.
Coube aos utentes da Casa do Bom Samaritano e do Centro de Reabilitação e Integração de Fátima (CRIF) o primeiro ponto da ordem de trabalhos. Depois das explicações necessárias sobre o funcionamento da Assembleia, as duas equipas participantes tiveram a oportunidade de explicar o significado dos seus trabalhos.

Sobre o tema “Sinais da Divina Providência”, o trabalho apresentado pela Casa do Bom Samaritano, elaborado pelas utentes Alice Carapinha, Mariana Costa, Graciela Góis, Isabel Canito, Rosa Garcia, Helena Silva e Maria Emília, resulta do fascínio que a Irmã fundadora desta Casa sentia pela Cova da Iria, apresentando uma maquete do Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

A equipa do CRIF, composta por Solange Fernandes, João Sousa, José Augusto Vieira, Diana Pereira, Verónica Batista, Inês Gonçalves e André Soares trouxe um trabalho sobre o castelo de Ourém, “monumento nacional, testemunho do passado do concelho que traduz a sua história, hábitos, costumes e tradição”. Elaborada com materiais reciclados/reutilizados, a maquete “enaltece o benefício do reaproveitamento de materiais e a versatilidade da utilização de resíduos, acrescido da vantagem da sensibilização ambiental e da sustentabilidade do planeta”.

No final, o trabalho mais votado pelos membros da AMO, foi o da Casa do Bom Samaritano.
Seguiu-se a apresentação das propostas vencedoras dos dois escalões da AJO.
Neste ponto, João Moura, sublinhou a “coragem destes jovens”, primeiro por terem apresentado as suas ideias aos seus pares, depois por as terem defendido em sede de Assembleia Jovem e agora por as apresentarem aos membros da AMO e por “darem um forte e bom contributo à sua terra e ao seu povo”.
Do primeiro escalão, representado por alunos da Escola Básica e Secundária de Ourém, coligada com a Escola EB2,3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão de Caxarias surgiram os projetos de reabilitação/valorização do edifício da rodoviária e Bikes P`Ourém, que propõe a criação de uma rede de aluguer de bicicletas na cidade.

No segundo escalão, a Escola Profissional de Ourém apresentou um projeto de revitalização da Ribeira de Seiça, que segundo a equipa “tem um grande potencial público para o lazer até então pouco explorado”. Este foi um projeto que recolheu fortes elogios do plenário, não só pela sua pertinência como pela “excelente qualidade visual da apresentação”.

No final as opiniões foram unânimes, o projeto AJO revelou-se um enorme sucesso.
A semente para a edição de 2020 da AJO já está lançada e o projeto irá arrancar no início do próximo ano letivo.

Transmissão online da sessão disponível aqui: