Apresentação do livro “Democracia Local: 1976-2021” No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Democracia, que se assinalou a 15 de setembro, a Assembleia Municipal de Ourém anuncou a apresentação do livro “Democracia Local: 1976-2021”, que terá lugar no dia 28 de setembro, pelas 17h00, no antigo edifício dos Paços do Concelho.

Esta publicação resulta de uma recolha de todos os eleitos locais, desde as primeiras eleições livres, em dezembro de 1976, nos vários órgãos autárquicos (Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia). O livro deixa ainda para memória futura, alguns dos factos marcantes da história de Ourém, os resultados dos sufrágios realizados desde 1976, e conta também com passagens e relatos históricos desconhecidos da maior parte dos oureenses.

A valorização do papel das Assembleias Municipais, as boas práticas levadas a cabo pela AMO e a apresentação da legislação relacionada com o funcionamento deste órgão deliberativo, são outros dos temas abordados nesta publicação inédita.

A capa do livro é inspirada na obra “Passa a palavra ao outro e não ao mesmo”, da autoria do artista plástico oureense Nuno Gaivoto.
 “A Sala da Assembleia e a sua configuração, serviu de ponto de partida para ensaiar o desenrolar da cena, esta dramatizada por uma luz, meio divina meio sagrada, que surge da paisagem em fundo libertando-a das suas barreiras físicas. Ourém em plano de fundo, passa a fazer parte e o propósito de toda ação tornando-se o elo de ligação das personagens, de quem modera e de quem participa nos trabalhos em curso. A trama geométrica é habitada por cores fortes, de atitude contrastante, e é dividida em planos que aqui representam a diversidade de pensamentos e opiniões próprios de uma qualquer comunidade. Diversas personagens de vários registos, formas e cores, convivem em comunhão, onde vigora o, “Passa a Palavra ao Outro e não ao Mesmo”.