AMO LANÇA AJO INCLUSIVA

O presidente da Assembleia Municipal de Ourém, João Moura, decidiu alargar o projeto AJO – Assembleia Jovem de Ourém, dirigido aos jovens que frequentam as escolas do concelho do 5º ao 12º ano, aos jovens portadores de deficiência e que pelas suas características não têm acesso a este programa.

Com esta medida, João Moura pretende uma Assembleia Jovem Inclusiva, onde todos  têm a oportunidade de participar, independentemente das suas diferenças, cumprindo assim um dos desígnios da AMO, “uma Assembleia participada, onde todos os cidadãos sabem que contam”.

No final do mês de janeiro e em fevereiro vão decorrer as visitas às instituições que acolhem pessoas com deficiência e que serão convidadas a participar no projeto: Centro de Recuperação Infantil Ouriense, Centro de Reabilitação e Integração de Fátima, Centro de Apoio a Deficientes João Paulo II /Escola de Educação Especial “Os Moinhos” e Centro Social da Divina Providência – Casa do Bom Samaritano.

Além da divulgação da AJO Inclusiva, esta visita tem como propósito um claro reconhecimento pelo trabalho prestado por cada uma destas instituições.

 
Como funciona a AJO Inclusiva

Com um regulamento próprio adaptado a estes jovens, a AJO Inclusiva terá como objetivo motivar e desenvolver nestes jovens, competências para o exercício de uma cidadania ativa e responsável, valorizando a sua participação informada, sensibilizando-os para as questões do poder local.

Cada instituição elege cinco elementos efetivos e dois suplentes que irão elaborar um trabalho de expressão plástica, ao seu critério, sobre o tema do património do concelho de Ourém (tema da AJO 2018/2019)

O melhor trabalho será eleito na sessão ordinária de junho. Votam no melhor trabalho os membros da AMO e um representante de cada equipa da AJO Inclusiva.

À equipa vencedora será atribuído um prémio igual aos participantes da AJO (ida ao Festival NOS Alive) assim como a valorização do trabalho realizado numa proposta a definir posteriormente.