25 de Abril - Discurso do Presidente da AMO
Caríssimos oureenses, conterrâneos
Assinalamos hoje mais um 25 de Abril. Um 25 de Abril diferente do habitual, decorrente da pandemia que assolou o mundo e das consequentes medidas de contenção impostas pelo COVID-19.
Ainda assim, a Assembleia Municipal de Ourém não poderia deixar de assinalar uma das datas mais importantes da nossa história recente. Queremos, de forma simbólica, homenagear os heróis de 1974, mas também os heróis dos nossos dias.
Habitualmente assinalamos este dia com uma sessão da AMO, com a evocação dos valores de Abril e este ano, apesar de todas as restrições e medidas de proteção, não podíamos deixar de assinalar este momento, fazemo-lo de uma forma adaptada à realidade em que vivemos.
Nesta circunstância, convidámos todos os partidos políticos com assento neste órgão a dirigirem-vos algumas palavras, tendo todos aceite o convite.
Tendo responsabilidades em instituições de representação pública, como é o caso da AMO, devemos comemorar Abril, celebrar a Liberdade e a Democracia.
A expressão “25 de Abril” deverá perpetuar-se inscrita na memória dos portugueses, como um dos mais belos sinónimos de LIBERDADE.

Hoje, em Portugal, vivemos em Democracia e em Liberdade porque um conjunto de militares, no dia 25 de Abril de 1974, libertou o nosso país da Ditadura, restituindo aos portugueses o sonho de um futuro melhor.
Por isso, nem que seja apenas em memória daqueles que fizeram o 25 de Abril, nem que seja somente para agradecer aos militares da Revolução dos Cravos que arriscaram a sua própria vida em benefício do povo português, nem que seja só por isso, cada um de nós tem a responsabilidade e o dever de tentar contribuir para o aperfeiçoamento do sistema democrático que nos rege, melhorando-o dia após dia.
Hoje, em Portugal, comemoramos Abril num contexto dramático de luta contra o inimigo comum. A pandemia do Covid-19 tem alterado substancialmente as nossas vidas, obrigando a rotinas radicalmente diferentes. Vivemos tempos de grande incerteza, mas também de grande coesão politica e social.
Assistimos hoje a um enorme esforço de colaboração entre tantos setores, não só na área da saúde, como na ciência, na academia, nas empresas e na indústria, sem distinção entre públicos, privados ou sociais, estamos todos unidos nesta luta contra o vírus.
Agora, mais do que nunca, o País tem uma dívida de gratidão para com os seus trabalhadores da saúde, que têm estado na linha da frente para combater o coronavírus. A estes heróis de Abril, juntam-se todos aqueles que no seu dia a dia nos protegem neste drama sanitário, tomando decisões difíceis para garantir os meios necessários à nossa sobrevivência.
À comunidade oureense, um agradecimento especial pela forma responsável como tem lidado com esta situação. Desde os autarcas, passando pelos serviços de saúde, IPSS´s, Bombeiros, forças de segurança, voluntários, todos têm tido um papel crucial neste combate.
Mas o desafio agora é não baixarmos a guarda e continuarmos a lutar, cumprindo as medidas emanadas pelas autoridades de saúde. O problema está longe de estar resolvido e todos continuamos a ter um papel fundamental neste processo.
Muita coisa irá mudar nas nossas vidas a começar pela forma como teremos de comunicar com as nossas populações. É essencial garantir a continuidade de aproximação entre eleitos e eleitores e é fundamental a exigência de mais transparência na vida política. Iremos privilegiar os canais digitais ao nosso dispor e continuaremos a apostar numa Assembleia participada, onde todos os cidadãos que se mostrem disponíveis possam dar o seu contributo em benefício do desenvolvimento da nossa terra e da construção de um futuro mais digno para os nossos filhos.
Em 25 de Abril de 1974 os portugueses souberam conquistar a Liberdade. Por isso, nunca é demais recordar este dia.
Tenhamos esperança no futuro. Saibamos todos continuar a cumprir esse sonho de Abril e a lutar pela nossa Liberdade. Que esta luta seja travada com saúde, mas também com muita fé num futuro em  que as coisas possam voltar a ficar bem e que possamos todos aprender e aproveitar o momento para corrigir algo que pudesse estar mal.
Que a força e determinação dos soldados de Abril de 1974 nos sirva de inspiração e nos dê forças e esperança na conquista da nossa liberdade que este vírus nos está a tentar roubar!
VIVA O 25 DE ABRIL!
VIVA A LIBERDADE!”